Tweet

Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

As Circunstâncias não podem mudar o seu caráter

 AS CIRCUNSTÂNCIAS NÃO PODE MUDAR O SEU CARÁTER




Quero apresentar uma reflexão acerca de que as circunstâncias não podem mudar a sua essência, não podem mudar quem você é, ou seja, não podem mudar o seu caráter.

Uma certa vez eu estava retornando para casa, aqui na cidade de São Paulo, onde resido, e para quem conhece esta metrópole sabe que a mesma é cortada por dois importantes rios, o Rio Pinheiros e o Rio Tietê, ambos sujos, exalam mau cheiro, águas impróprias para quaisquer tipo de vida. Após desembarcar em uma das estações para fazer a transferência do Metrô para o Trem, a estação que fica ao lado do rio pinheiro, fiquei por um tempo observando ao redor enquanto aguardava a chegada do trem, e percebi que havia um jardim bem florido, com a folhagem esverdeada com uma tonalidade bem viva, contrastando com a imagem suja e fedorenta do rio, logo atrás. Durante alguns segundos à observar este cenário, eu comecei a extrair algumas lições importantes que desejo compartilhar com você.
1) Mesmo sujo e imundo  podemos fornecer algo importante;

Mesmo sujo o rio contém na sua essência água, elemento essencial para todo ser vivo, às vezes não é porquê você foi rejeitado, desprezado, encontra-se "sujo" e aparentemente sem valor, isto não significa que você não é importante. Você é importante, todos nós somos importante, tirando a sujeira, somos todos iguais, não se menospreze somente porque alguém jogou lixo em você, não se deixe levar pela autocomiseração.
2) Aprenda a extrair a essência
O que deixa a folhagem esverdeada, bela é a água que as plantas extraem, ou seja mesmo estando ao lado de um rio poluído elas extraem a essência que precisam para viver.
Diariamente recebemos uma enxurrada de coisas ruins, lixos, poluição, são tantas coisas que se fôssemos dar ouvidos nem estaríamos vivos, mas assim às vezes nós absorvemos muitas coisas ruins para a nossa vida. Devemos desprezar, sim excluir às coisas ruins, que não trazem edificação alguma, e ficar apenas com o que é essencial, devemos aprender a selecionar o que queremos para nós, selecionar o que nos deixa felizes. Procure ficar, falar, conversar com pessoas otimistas, pessoas bem humoradas, que pensam positivamente, pois pessoas que pensam negativamente, causam um mal terrível. Procure alimentar-se a sua mente e o seu coração de coisas positivas.
3) As circunstâncias ao redor não podem mudar o seu caráter
Às vezes permitimos que as circunstancias ao redor influenciem no nosso caráter, ou em nosso comportamento. Procure sempre fazer o bem, mesmo que ao seu redor as circunstâncias não sejam favoráveis, em outras palavras nunca "pague o mal com mal" mas "pague o mal com o bem", em vez de retribuir com ódio, vingança, distribua amor, confiança, esperança. Jamais deixe que as atitudes alheias mudem o seu comportamento.

Fernando Andrade
SP, 15/11/2021 
 


.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário